LUSITANO 1
Golo do Repesenses: João Manuel
Equipa: Zé Mário; Filipe Queiroga; João Manuel; João Norberto; Simão Batista; Gui; Vasco Almeida; Bruno Almeida; Diogo Lourenço; Rodrigo Antunes; Pedro Amaral; Gonçalo Loureiro
Treinador: Fernando Loureiro
Treinador Adjunto: Luís
RIVALIDADE EM ALTA NO DERBI VALE EMPATE JUSTO.
Estão de regresso as grandes emoções ao Campeonato Distrital de Juniores D - SUB13, versão 2011/2012, um campeonato que reúne nesta Série D1 as melhores equipas deste escalão - teoricamente falando e sem qualquer menosprezo pelas equipas que integram os restantes grupos, o que garante seguramente uma série de jogos emocionantes e de resultado incerto, daqueles jogos bons para se ver nos estádios e que fazem as delícias dos amantes do futebol espetáculo.
Derbi sempre aguardado com expectativa entre duas equipas com conceitos/estilos de jogo quase antagónicos, fruto de processos de formação naturalmente distintos mas de objetivos comuns - criar bases para que os miúdos possam ter êxito no futuro.
Entrada fulminante e eficaz da equipa CFR marcando no primeiro minuto de jogo no seguimento de um pontapé de canto, com João Manuel a aparecer solto á entrada da área e a rematar colocado para o fundo das redes.
Ainda os adeptos procuravam o seu lugar nas bancadas e estava assim feito o primeiro golo do jogo.
A equipa Azul, mais solta e confiante na vantagem obtida, cresce no jogo, trocando melhor a bola - embora longe da fluidez desejada, o que se compreende pois os miúdos estão ainda em processo de consolidação do novo desenho tático definido pelo seu Treinador,
e á passagem do minuto 5 fica muito perto de ampliar a vantagem quando aparecem 2 jogadores CFR bem no coração da área Lusitana em posição de empurrar a bola para o fundo das redes.
Desacerto na ataque e desacerto também na defesa Azul á passagem do minuto 10. Em uma, duas, três hesitações no mesmo minuto, na transição defesa-ataque, a defensiva Azul compromete e o Capitão Lusitano Edgar, baixo em estatura mas grande na garra e entrega ao jogo, agradece, confirma o ditado " á terceira é de vez " e faz o empate no jogo.
Empate justo em jogo de elevada intensidade nestes minutos iniciais.
Equilibrio dominante até final da primeira metade de um jogo emotivo, nervoso, nem sempre bem jogado, mas com os miúdos de ambas as equipas a mostrarem a sua raça, muita ambição e olhos sempre postos na baliza adversária, deixando tudo em campo na procura do melhor resultado mas respeitando-se mutuamente.
Regresso ao jogo e nova entrada fulgurante da equipa Azul, com o seu sistematizado futebol apoiado, pensado, de muita posse, circulando a bola entre todos os elementos da equipa, procurando, pacientemente, soluções/espaços de rutura na defensiva contrária. Espaços que a equipa viria a encontrar com a entrada no jogo do pequeno e talentoso Rodrigo, em grande pelos flancos, criando desequilibrios ofensivos e deixando em sentido os possantes centrais Lusitanos. Apenas faltou o golo para coroar um inicio de segunda parte bem conseguido.
Quando a equipa do Lusitano teve de assumir a iniciativa de reequilibrar o jogo, o que aconteceria a partir do meio da segunda parte, a equipa foi mais forte e aproveitando o seu evidente maior poderio fisico e ritmo competitivo, encurralou a equipa Azul no seu meio campo, sem Pulmão e centímetros suficientes para travar as fortes investidas Lusitanas, resultantes do seu futebol mais direto e objetivo.
Mas sempre que os miúdos Lusitanos - menção especial ao seu Capitão, sempre em movimento, ajudando a roubar (e muito) a bola ao adversário e autor de todos os remates/ocasiões da equipa, lograram ultrapassar a primeira barreira de pressão Azul, perderam na seguinte - a derradeira de todas as barreiras, o Enorme GRedes Zé Mário, corajoso a sair dos postes, sempre no tempo certo, antecipando os movimentos dos velozes avançados Lusitanos, eficaz a segurar cada remate, junto ao relvado ou nas alturas, em suma, INTRANSPONÍVEL.
Também houve sorte, sim senhor, sobretudo nesses derradeiros minutos de jogo, mas bem merecida pela garra e pelo espirito de equipa que os miúdos CFR demonstraram, pelo que souberam sofrer e pelo muito, muito Coração que a Equipa revelou - os CAMPEÕES constroem-se assim, com muito suor e lágrimas, se necessário, e uma pontinha de sorte.
A Equipa CFR está unida, coesa, o seu futebol tem beleza, dinâmica e qualidade suficiente para dar frutos. Tem de ganhar raízes, consolidar o novo desenho tático, mas há que manter a Alegria, a Confiança, a Dedicação, sem nunca entrar em Deslumbramentos ou Triunfalismos precoces.
A Época é longa e os adversários poderosos.
Esta foi apenas a 1ª Batalha daquela que será, certamente, uma longa Série de Emocionantes Batalhas - a Série D1.
Ao ver este vídeo no seu lado direito irá aparecer 240p, clique nele e mude para 480p, para obter uma melhor imagem.
Nota: Para o seu comentário ser valido, tem que clicar 3 vezes em "enviar comentário", só assim será válido.
15 comentários:
Parabéns a todos estes miúdos pela qualidade de jogo e o empenho que nos demonstraram em campo. São as duas equipas com capacidades para poderem ganhar este campeonato. Parabéns a estes talentosos miúdos.
Nota: O Sr arbrito esteve muito bem em mandar parar o jogo quando um atleta do Lusitano se encontrava no chão, não estando a sangrar nem a chorar de dores. Pena foi na época passado ter sucedido o mesmo, o atleta do CFR estava no chão a sangrar e a chorar de dores, e estes nada fizeram deixando prosseguir o jogo. Pelos vistos já aprenderam alguma coisa.
Foi um jogo complicado para ambas as equipas. São duas equipas que já se conhecem á muito tempo. Lusitano foi equipa que mais procurou o golo. O Repesenses foi uma equipa muito defensiva, tinha medo de atacar, tanto os seu médios como os seus alas, uma equipa muito defensiva, para aquilo que nos tem habituado em outros tempos.
Como é possivel haver 2 miúdos do lusitano q nao entraram no decorrer do jogo...isto é formação?? pelo q dá a entender, a vitória é mais importante dq a alegria de um miudo jogar futebol.Imaginem como se devem ter sentido estes 2 miúdos q ficaram no banco a ver os colegas a jogar e nao poderem participar. Impressionante
Vou-me reconhecer como Anónimo para não haver litígios…
No que diz respeito aos dois miúdos que permaneceram de fora do Lusitano, foi uma avaliação já tomada por nós e treinadores. Temos dois atletas que jogam nos iniciados e nos infantis. Os pais dos miúdos do Lusitano estavam a par desta distribuição, quem não achar-se contente, só têm uma solução! Senhor Anónimo, reparou também que o Repesenses teve dois miúdos no banco de suplentes que nem entraram em jogo e dois de fora da convocatória, outros que têm lugar em qualquer equipa, nem sequer jogaram de início. Todo isto fica ao critério do clube e principalmente dos técnicos.
Força LUSITANO
Reparei q ouve pelo menos 1 miúdo do Repeses q nao entrou e condeno veemente.Os clubes antes de pensarem em serem campões têm de se lembrar q estão a falar d CRIANÇAS e nao de adultos.Nao existe nehum titulo q compre a alegria de uma criança, q acorda de manhazinha para ir jogar e nao o pode fazer. Sou pai e nao posso concordar com esta "formação".
- Eu me autointitulo de anonimo somente pq nao quero q o meu filho seja alvo de represálias
Hlourenco
Antes demais Bom Dia para todos os Bloggers deste site. Queria dar os meus parabéns a ambos os conjuntos que tiveram mais um pequeno passo na sua formação como equipa e como jogadores do amanhã, aqui envolvo todos os intervenientes directos (árbitros, jogadores, técnicos e dirigentes), mas também os indirectos (familia e amigos) que uma forma saudável assistiram ao jogo, na sua maioria de uma forma calma, disciplinada e cumpridora (talvez um ou outro desacato verbal, que será sempre de evitar em próximos compromissos)o que veio dar um colorido exemplar ás bancadas já bem compostas nesta primeira jornada do campeonato distrital de sub-13, por isso Parabéns e que assim continue, sempre uma festa do futebol... Quanto ao jogo, lógicamente notou-se que estamos em inicio de campeonato, por isso era mais o "querer" do que o "poder", ou seja, todos os lances eram disputados, agora nem sempre o futebol praticado foi o melhor, pelo menos para quem conheçe estas equipas de outros jogos...mas estamos no inicio e nas mentes dos próprios o importante seria náo perder nesta jornada inaugural...assim aconteceu, com prática de futebol e modelos de jogo diferentes (o que também não será novidade, não é verdade!?)mas que no contexto geral e somando as partes teve um Lusitano mais dominador, pragmático mas pouco eficaz e um Repesenses mais disciplinado, de futebol em progressões sucessivas e rápidas mas com pouco "pulmão", ou seja, um Lusitano mais próximo da vitória mas que por esta ou principalmente "aquela" razão não o conseguiu (por "aquela" eu estou a falar no GRedes da equipa da casa, de valor já bem nosso conhecido e inquestionável!).
Quanto ao uso(ou não) deste ou daquele jogador que até está no banco...eu tenho a minha opinião, mas também sei que como "mister" por vezes têm que se tomar decisões de acordo com o decorrer do jogo e principalmente do que "lhes" foi pedido no inicio da época que podem contrariar o que realmente é a formação...aí sim acho que poderá estar o problema para o que realmente foi "escolhido"..ou seja dentro do que está suposto ser este campeonato e as equipas que estão presentes neste grupo D, é com certeza suposto os jogos serem na sua maioria equilibrados e resolvidos em pormenores, como tal a rodagem de jogadores não vai ser muita e por isso vai haver jogadores neste Plantel do Lusitano A, que poucas oportunidades irão ter ao longo da época para jogarem ou mesmo serem convocados, poderei estar enganado, mas no fim falamos...e pelo que vi acredito estar bastante certo...são opcções organizativas...mas a meu ver, seria muito mais importante para a tal "formação" destes jogadores jogarem com maior regularidade me isso aconteceria com toda a certeza se estivessem inscritos na equipa B deste clube, como o fizeram (e a meu ver muito bem) a outros jogadores.. ou estarei enganado!? bem no final falaremos...mas já cá moram alguns anos de futebol para entender ou não certas opcções. Um bem haja para todos e viva o futebol de formação...
Se os miúdos jogam todos ou não, se são mais ou menos vezes convocados, se alguns são simultaneamente infantis e iniciados, tudo depende dos critérios deformação de cada clube, os quais aceitamos ou não quando levamos os nossos filhos para este ou aquele clube.
Como foi dito anteriormente, quem não estiver contente, tem sempre uma solução.
E que bom seria que sempre que algum pai opte por essa solução, os clubes se lembrassem que estamos a falar de crianças, que nenhum titulo compra a alegria de uma criança, e aceitassem pacificamente essa decisão.
Quanto aos pais e miudos do lusitano que ficam na bancada a ver os iniciados jogar no seu lugar, serao assim tão compreensivos com a situação?
Admiro esses pais pois eu nunca aceitaria essa situação e lá teria de ir bater a outra porta, de preferencia á porta de um clube que só tivesse 7 jogadores para que o meu pudesse jogar o tempo todo.
Parabens a todos os miudos, jogando muito ou pouco, que ultrapassam todas estas polémicas e se divertem, e nos divertem, em cada jogo, deixando tudo em campo pela sua equipa e pelo melhor resultado possivel...e mais não lhes pudemos pedir.
vergonha
o lusitano n presta
Meus amigos, vamos começar a ter sobriedade nas palavras elegidas, se “presta” se “não presta”. Este é um blog para fortificar os nossos jovens na prática desporto. Não deixando claro de cada um ser livre e muito bem de se expressar quanto ao resumo do jogo e ao seu resultado. Agora mandar bocas para este ou para aquele clube isso é apenas enviar calcada para a fogacho. Agradecia que moderam-se nas palavras e não se ocultem no “Anónimo”. O meu muito obrigado.
Cada clube tem a sua pepástica e os seus procedimentos de trabalho. Uns viram-se mais para a formação e outros só pensam em ganhar títulos e a formação fica ao lado. O mais bonito seria a formação conseguir títulos, estou-me a referir ao CF Os Repesenses . Como já tinha dito num comentário anterior este Repesenses a meu ver não consegui fazer um bom jogo, torneou muito a bola mas jogadas que chega-se a área contrária excepcionalmente foi possível. Não sei se pela táctica aplicada, uma coisa é certa ambos os laterais não sublevaram para poderem realizar cruzamentos para área, se consegue-se o ponta de lança não se encontrava na área. CF Os Repesenses, a que rever essa situação, jogadores com qualidades não lhes falta.
blá,blá,blá formação??? Competição??? Será que á Pais que vão nestas conversas??? putos com 12 anos?? País de terceiro mundo....
Uns são pais de terceiro mundo com determinação de mudar o rumo, e os seus próprios filhos os seduzem para essa nova geração. Mas alguns como senhor, do terceiro mundo e daí jamais pervagará nem que o seu filho lhe tente mudar-lhe de ideias, a sua intelectualidade já não dá para mais. Prossiga com esta concepção, não irá distante, desafortunado de quem o acompanha….
Deves ser daqueles que anda a encher os bolsos á conta desses pais....
Blá, blá, blá,…
O senhor deve ser daqueles que já permaneceu no CFR, e o “seu” não deve ter ultrapassado na 1ª fase para equipa de competição ou seja os “melhores”. Foi-se embora!!!
Blá, Blá, Blá …
Enviar um comentário