quarta-feira, 23 de março de 2011

FELIZ DIA DO PAI !

INFANTIS SUB12
LUSITANO X REPESENSES  1 - 4

OSREPESENSES: José Mário, Simão Batista, José Oliveira,
Diogo Lourenço, Guilherme Cruz, João Manuel, Vasco Almeida, Bruno Almeida, João Norberto,Vasco Cunha, Pedro e Gonçalo
GOLOS: Vasco Almeida(1), João Norberto(1), Diogo lourenço(2) 
TREINADOR Fernando Loureiro e Álvaro Ferreira
DIRECTORES Jorge Almeida e António Almeida

FELIZ DIA DO PAI!
Duelo sempre aguardado com expectativa entre duas equipas com estilos de jogo quase antagónicos.
De um lado, os miúdos CFR com o seu sistematizado futebol apoiado, pensado, de muita posse e "bola no pé", fruto de um processo de formação coerente, criando bases para que os miúdos possam ter êxito no futuro.
Um estilo de jogo mais agradável á vista, circulando a bola entre todos os elementos da equipa, procurando, pacientemente, soluções/espaços de ruptura na defensiva contrária.Há claramente no seu futebol objectivos bem definidos, maiores que o resultado no final de cada jogo - as vitórias nem sempre são o mais importante nesta fase de formação dos miúdos, por mais que isso custe a aceitar/entender a alguns pais.
Do outro lado do campo, os miúdos Lusitanos com o seu futebol mais directo e objectivo, de passe longo, arriscando sempre o remate de longa distância - uma das suas principais armas, sempre eficazes nos desarmes e sem hesitações no momento de despachar a bola para afastar rapidamente o perigo da sua área.
Um estilo de jogo que deixa o seu meio campo sem bola para jogar mas lhe garante um menor risco de perder bolas para o adversário e lhe garantiu vitórias neste curto e competitivo Campeonato.
O inicio de jogo algo nervoso e precipitado do (adaptado) lado direito da defensiva Azul, acumulando falhas de posicionamento e de transicão defesa-ataque, faz sobressair a velocidade e criatividade do flanco esquerdo Lusitano - a sua arma mais perigosa, e resulta no primeiro golo do jogo ao minuto 5.
Um golo que ecoou no rufar dos tambores que coloriam a festa Lusitana, galvanizando os seus adeptos, precipitados ao antever, de imediato, que também os miúdos Repesenses seriam os "Bombos" da sua Festa de comemoração da conquista do (Bi)Campeonato.
Mas os Miúdos CFR não foram em cantigas e respondendo ao constante esbracejar do seu Treinador, pedindo garra e concentração, arregaçaram as mangas e (re)entram em jogo, determinados, com uma entrega total e uma atitude mais agressiva para recuperar a bola ao adversário.
Golo Azul na sequência de um canto ao minuto 6. Sobra espaço bem no coração da Aréa Lusitana onde aparece o possante Vasco Almeida, a disputar a bola com um companheiro de equipa e a cabecear para as redes, beneficiando ainda de um desvio num defesa adversário que altera a trajectória da bola e engana o seu GRedes.
O golo do empate lança os miúdos CFR para uma exibição em crescendo e evidencia falhas na habitual consistência e segurança da defensiva do Lusitano - outra das suas principais armas, postas a nú em todos os lances de bola parada.
Demonstrando uma crescente melhoria de níveis de eficácia, os miúdos CFR completam a cambalhota no marcador ao minuto 25 na marcação de um livre directo e num remate fortíssimo do especialista Diogo Lourenço - comenta-se "Off the Record" que o CRonaldo já o contactou a pedir-lhe umas lições privadas!
Momento mágico.
Equilibrio dominante durante a primeira metade de um jogo emotivo, nervoso, nem sempre bem jogado, mas com os miúdos de ambas as equipas a deixar tudo em campo na procura do melhor resultado.Sem mácula no capítulo da finalização os miúdos CFR justificam assim a superioridade no marcador, valendo ainda a atenção do seu GR Zé Mário, corajoso a sair dos postes, sempre no tempo certo, emendando as falhas do lado direito do seu sector defensivo, e eficaz a segurar os remates (fracos) do adversário.
No regresso ao relvado o meio campo Azul, mais solto e confiante na vantagem obtida, cresce no jogo, trocando melhor a bola - embora longe da fluidez do costume, e lutando com as mesmas armas do adversário - os remates de longa distância, faz aparecer no jogo um Tomás Voador, com três defesas tremendas a evitar males maiores á sua equipa.
E é com naturalidade que ao minuto 10 da segunda parte e na sequência de um canto, João Norberto não se faz rogado e aproveita bem um ressalto de bola, resultante de mais um momento de desconcentração da defensiva Lusitana, para reforçar a vantagem no marcador.Mérito para os miúdos CFR que traziam a lição bem estudada nas bolas paradas.
Lutadores, como sempre, os miúdos do Lusitano nunca deram o jogo como perdido mas hoje era um dia de menor inspiração do seu pequeno Grande Capitão, e a sua habitual e determinante influência não se fez sentir, o que condicionou em demasia a intencionalidade atacante da equipa.E nem os brindes da defensiva Azul motivaram os seus homens mais avançados, desastrados na finalização em duas situações palpitantes e de golo iminente.
Ainda sobraria tempo para mais um bom momento de futebol ao minuto 25 quando, no seguimento de um rápido contra-ataque Diogo Lourenço, num belo gesto técnico, faz um bonito chapéu ao, acabadinho de entrar em campo, GRedes Bruno, e fecha o resultado do jogo com uma diferença demasiado penalizadora para a equipa do Lusitano.
Levou a melhor a FORMAÇÃO Repesense porque foi mais equipa, mais coesa e confiante, e soube aproveitar melhor os momentos de desconcentração do sector defensivo adversário, fechando assim um ciclo positivo com três belas vitórias e uma segunda metade do campeonato sem qualquer derrota.
Nas bancadas os adeptos de ambas as equipas " lançam os foguetes " e fazem a festa em nome da conquista de objectivos bem distintos mas celebrando também, desta vez em sintonia, o Orgulho/Prazer de desfrutar da dedicação dos seus filhos em campo, aprendendo futebol e aprendendo a crescer no desporto.
Não podia deixar passar em claro a lembrança/dedicatória dos Miúdos CFRepesenses no alinhamento inicial das equipas, agradecendo em nome de todos os pais e retribuindo o vosso carinho com um sentido " OBRIGADO MIÚDOS. É POR VOCÊS QUE ESTAREMOS SEMPRE AQUI, NOS BONS E NOS MAUS MOMENTOS ".

Ao ver este vídeo no seu lado direito irá aparecer 240p, clique nele e mude para 480p, para obter uma melhor imagem.

Nota: Para o seu comentário ser valido, tem que clicar 3 vezes em "enviar comentário", só assim será válido.


9 comentários:

Jorge Almeida disse...

Parabéns para os miudos CFR, que mais uma vez encheram os país, treinadores e clube de orgulho. Não foram campeões, mas brilharam e atingiram patamares muito interessantes em muitos jogos do campeonato. Parabéns para os miúdos do Lusitano por terem sido pelo segundo ano, campeões distritais. E, parabéns para os mentores do blog/jornalistas pelas análises e crónicas dos jogos. Todos estão de parabéns

Filipe lourenço disse...

Para começar os meus parabéns ao Lusitano pelo (Bi)Campeonato ganho. Quanto aos miÚdos do CFR, quero dizer-vos que estou muito orgulhoso por todos voz. Não consegui-mos ganhar o campeonato, mas ganhamos a admiração das pessoas que vos observavam todos os fins de semana a jogar. Pois o vosso futebol é do melhor e dá gosto ver-vos jogar, e por onde o CFR passa, todos vos admiram da maneira como jogam. Os meus parabéns ao coordenador do Dragon Force Viseu -REPESENSES-treinadores e directores pelo excelente trabalho que estão a realizar com estes miúdos. Não podendo esquecer de agradecer a todos os pais dos sub12, do fundo do coração pela vossa comparticipação na multa que me "foi" aplicada pela Associação de Futebol de Viseu, o meu muito obrigado.
FORÇA REPESENSES

Alcino Morgado disse...

Diogo Lourenço é cada vez mais um orgulho para mim ser teu padrinho. A qualidade está à vista e tu terás a humildade suficiente para seres um atleta de eleição. Muito sucesso para todos vós miúdos do Repesenses!

Elisabete Lourenço disse...

Meninos do REPESENSES, estão todos de parabéns. Pois jogam com alegria e criam satisfação ao publico. Continuem com este espirito. Os vossos treinadores devem estar muito orgulhosos com a equipa que têm, pois estes miúdos são uma mais valia.
PARABÉNS A TODOS.

Helder disse...

PARTE I - Olá novamente cá estou eu a meter-me eu "ceára" alheia, mas como já vai sendo meu hábito e sempre que acho oportuno intervenho (espero que com o apropósito necessário!?). bem Antes demais dar os Parabéns ao LUSITANO de Vildemoinhos, BICampeão Distrital, agora no Escalão de Sub-12, penso que merecido, apesar da nesta reta final (desde que foram campeões contra os Pinguizinhos, há 2 jornadas atrás) desligaram nitidamente os "botões" da componente física e principalmente da concentração...bastava ver os treinos que nestas ultimas semanas foram sempre de descompressão, apesar dos treinadores tentarem motivar o contrário! Já em relação ao jogo, foi um bom jogo, aberto com ambas as equipas a quererem acabar em beleza e com começo melhor do lusitano que aproveitando alguma apatia e falta de rotação do lado direito da defesa do CFR, por falar nisso na minha óptica é um "crime" ver um jogador como o Simão com uma capacidade técnico-táctica e com um posicionamento no terreno, acima da média a fazer a posição de Defesa centro-direita, lugar para o qual não terá com certeza algumas das características necessárias para o fazer...mas também entendo que não se fazem omoletes sem ovos e quando é necessário, sendo estas idades de formação, terão que passar por vários lugares, umas vezes para aprenderem outras por necessidades da equipa(parece-me que este ultimo será a razão!), mas mesmo assim continua a ser um "crime" pois noutras posições teria com certeza outro rendimento..., bem continuando, chegando ao golo...mas ía ser sol de pouca dura, pois o Repesenses rápidamente marcou num lance de bola parada(canto), o jogo continuou a ser muito disputado e com poucas ocasiões de parte a parte (tirando as bolas paradas por parte do CFR) e foi num lance de gênio na marcação de um livre (que até nem existiu) que o jovem Diogo marca exemplarmente um livre sem dar hipoteses a quem quer que fosse!..acabando pouco depois a 1ª parte. Na segunda e embora o Lusitano tenta-se correr atrás do prejuízo, estava em dia desinspirado (nomeadamente no seu ataque e meio-campo), pois não acertava na baliza de forma alguma e quando acontecia estava sempre bem guardada pelo ZéMario, até com a ajuda dos defesas!. A juntar a isso o CFR sempre que tinha um lance de bola parada causava perigo, o que mostra a lição bem estudada, sabendo onde o Lusitano terá mais problemas, principalmente quando os niveis de concentração não são os mesmos, pois com marcação á zona como o Lusitano faz, o colega acha sempre que estará outro colega no sitio para tirar a bola, no entanto isso não acontecia e se não fosse o seu GRedes Tomás as coisas até poderiam ter piorado... assim sendo a vitória é justa, mas peca por excessiva, já que na minha óptica e pelo assumo final do Lusitano mostrando dignidade de campeão, uma vitória pela diferença mínima seria o mais justo...quanto ao futebol praticado, oCFR mantém o mesmo estilo que já defeni noutras ocasiões, agora com mais eficácia, no entanto não concordo que se diga que o Lusitano, não usa o seu meio campo, fazendo jogo directo, talvez neste jogo não tenha aparecido (na minha óptica por déficet fisico), mas normalmente um dos melhores jogadores desta equipa, o Ricardo é nesta posição que faz as delicias do publico, passando muito jogo por ele, como tal e para quem viu os nossos jogos, este não será um problema, mas sim uma virtude, lógicamente que nem sempre sai tudo bem, mas basta lembrar os jogos contra os Pinguizinhos e contra o Viseu Benfica para ver que notóriamente não será esse o meu entendimento...

Helder disse...

PARTE II - Para finalizar gostaria de referir que concordo que neste momento se dê primazia á FORMAÇÃO, mas que eu saiba FORMAÇÃO é para todos os jogadores, pois todos precisam de aprender com as amargurras e as falhas que só acontecem a quem joga, a quem está lá dentro e que eu saiba pelo menos 2 jogadores convocados não jogaram neste jogo pelo CFR(mostrando que as vitórias também serão importantes, não?!), pelo contrário os jogadores que são convocados pelo Lusitano jogam sempre, qualquer que seja o jogo ou o tempo de utilização...e isto realmente também é Imprescindivel na boa FORMAÇÃO, ou estarei enganado?! Antes de terminar não posso deixar passar (até porque sei bem do que estou a falar) em Relação a esta FORMAÇÃO, era importante que os principais responsáveis das equipas, os líderes (treinadores e dirigentes), façam que as suas atitudes e a sua linguagem seja de acordo com as idades com quem se relaciona e neste caso estamos a falar de pré-adolescentes ou crianças com o máximo de 12 anos e sinceramente não me parece de todo que o treinador desta equipa Repesenses tenha essa capacidade de moderação, pois ele tem que perceber que uma coisa é falar para adultos outra bem diferente é para estas idades, já não falando de outras reacções menos prepositadas que se calhar passaram despercebidas, mas que outros viram e com certeza não gostaram...meus senhores, temos que saber perder, mas sobretudo é nas vitórias que se vê o dito desportivismo! Votos de Felicidades para todos os que gostam de futebol e principalmente para os jogadores e adeptos destas 2 equipas, que mostraram como se deve assistir e confraternizar em conjunto numa festa sempre presente apesar dos seus corações sofredores estarem em lados diferentes da barricada...separar o emocional do racional é sempre a melhor opcção! Obrigado.

FaustoJCB disse...

Caro amigo Helder,
serás sempre benvindo a este espaço com as tuas elaboradas, sábias e ponderadas análises.O objectivo deste blog é mesmo a divulgação e a partilha/debate de opiniões - felizmente, longe vão os tempos em que o espaço era aproveitado para caluniar e não debater o futebol dos miúdos.
E para que não fiques a pensar (erradamente)que a Formação no CFR não é para todos os jogadores, devo esclarecer-te que a não utilização dos 2 miúdos durante o jogo do passado sábado se ficou a dever não a qualquer preocupação do treinador com o resultado mas apenas porque os mesmos se indisponibilizaram para entrar no jogo devido a um mal estar - mais que 1 dor de barriga, deve ter sido 1 nervoso miudinho, digo eu!
Quanto ás vitórias, claro que são importantes e representam sempre um factor motivacional para os miúdos (e para os pais também), mas não deveriam assumir um papel prioritário nestas idades - como acontece em alguns clubes que conhecemos, por mais que isso custe a entender/aceitar a alguns pais.
Bom, bom, seria conciliar formação com as vitórias!
Ó senhores da AFV, arranjem mas é mais jogos para estes miúdos SUB12 que merecem bem melhor do que ficar simplesmente na bancada a assistir aos jogos dos outros escalões.
Deixo aqui os Parabens a todos os miúdos SUB12, de todas as equipas, que nos deleitaram com belos e competitivos jogos durante este curtíssimo campeonato.

Filipe Lourenço disse...

Amigo Helder, és sempre bem-vindo a este blog. Quanto ao teu comentário, concordo em alguns aspectos e noutros não, para isso é que existe o blog para cada um dar a sua opinião e ninguém pode levar a mal, desde que seja para o bem destes miúdos. Este meu comentário deve-se apenas o que li num jornal de Viseu, uma crónica de um dos responsáveis do Lusitano. Que dizia que foram os melhores e por isso foram campeões. Concordo plenamente, quem mais jogos ganha mais pontos faz e por isso terem sido campeões. Vir dizer para um jornal que nestes últimos jogos os seus treinadores colocaram a jogar os miúdos que cooperaram menos ao extenso do campeonato, não concordo, que viu o jogo da 1ª volta e da 2ª segunda os jogadores do Lusitano foram os mesmos e a vontade de ganhar ao CFR era muita, tanto que era, quando marcaram o primeiro golo, veio um clamor da bancada “hoje é á meia dúzia”. Os miúdos do CFR fizeram um grande jogo e por isso não lhes tirem o mérito da vitória.
FORÇA REPESENSES

Paulo Bessa disse...

Parabens principalmente aos miudos mas acima de tudo aos camera mans pois sempr que sao solicitados è com prazer que aparecem em todos os jogos, em relação á formação dos miudos uma certeza defino os miudos andam felizes e cada vez mais existe adversidades para injustiças e invejas para com os repesenses afinal somos todos da mesma cidade ..... nao deixo de mencionar que este campeonato è curto e devemos prolongar mais as actividades e jogos dos miudos parabens a todos


Paulo Bessa

Enviar um comentário